Novidades
ACADEMIA DE LETRAS, HISTÓRIA E GENEALOGIA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
No dia 08 de outubro de 2023, em memorável reunião da Diretoria-Executiva da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, com o propósito maior de colaborar com esta instituição ímpar no território nacional, propomos ao Grão-Mestrado, que se criássemos uma arcádia dentro da Instituição, objetivando congregar associados e não associados a três eixos diferentes, como História, Letras e Genealogia. Éramos sete voluntários, associados regulares, que buscávamos alavancar os princípios norteadores de um sodalício comprometido, sólido, estruturado administrativamente e, sobretudo, participativo. Ideia aceita pelo Sereníssimo Grão-Mestre Sérgio Adriano da Silva e com aplausos, ficando estabelecido que aquela data seria a de fundação de nossa instituição, exclusivamente voltada para o suporte cultural.
Foram seus fundadores: Sérgio Adriano da Silva, Marcos de Oliveira Martins, Luiz Carlos Pedra, João Bosco da Costa Paz, Sônia Aparecida dos Reis, Marcos Túlio Bosque e José Passos de Carvalho, todos associados da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira. Estava o desafio à altura de nossas possibilidades. Documentação, propostas encaminhadas para inscrições, lavraturas de textos e muita agilidade, para que a arcádia fosse instalada no dia 16 de fevereiro de 2024 durante as comemorações dos 300 anos de fundação do município de Ouro Branco, Minas Gerais. Aí estávamos, elaborando o Regimento Interno, programando reuniões, selecionando fichas de inscrições, estudando o dístico do Colar do Mérito Acadêmico – Inconfidente Francisco José de Mello e a logomarca do sodalício. Foi um trabalho árduo de todos os envolvidos. Recebemos em Ouro Branco quase a totalidade dos acadêmicos aprovados e integrantes da Primeira Turma. Todos em empossados e já com trabalhos em escala acadêmica: iniciávamos a proposta para nossa Primeira Edição da Antologia Acadêmica.
Tropeços, erros e acertos. Graças à determinação do Corpo Acadêmico, no dia 27 de julho de 2024estávamos nós em Belo Horizonte, para testemunharmos a posse da 2ª Turma Acadêmica, agora com 15 acadêmicos efetivos e 4 acadêmicos na representatividade internacional. Atualmente, somos 66 acadêmicos comprometidos com os estudos propostos pelo sodalício. Nossa Antologia Acadêmica concluída com todas as Cadeiras Perpétuas participando e já em fase final de correção, totalizando-se a quase 400 páginas. E, sem dúvida, jáestamos preparando a abertura de novas vagas, para a Terceira Turma Acadêmica com previsão de posse em abril de 2025. Mas, todo esse trabalho é a garra de muitos e abnegados confrades e confreiras. Cada um fazendo um pouco.
Nesta jornada imposta, agradecemos a todos que participaram conosco, mas alguns merecem destaque especial, como: acadêmico João Bosco da Costa Paz, incansável colaborador, participativo e acadêmico atuante. Confreira Neuli Maria de Fátima Menezes, determinada nas suas atividades, comprometidas com a valorização de nossa história acerca da Inconfidência Mineira, juntamente com o nobre confrade Geraldo Hamilton de Menezes. Confrade Agmar Tavares da Silva, sempre nos apoiando. Confreira Lia Carolina Prado Alves Mariotto.
Mas, um acadêmico merece destaque: Sérgio Adriano da Silva, Grão-Mestre da OCIM, que sempre nos orienta e apoia as atividades do sodalício, que surgiu dentro da Instituição, para ser a mola mestra entre a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira e os segmentos culturais. De igual valor, abraçamos e agradecemos todos os acadêmicos e acadêmicas pela participação e união. Hoje, estamos associados à Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, razão do comprometimento com a valorização da linguística, como fator de soberania nacional.
No dia 14 de setembro de 2024, elegemos a primeira Diretoria da Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira, assim constituída por um período de três anos (2024/2026): Presidente: acadêmico José Passos de Carvalho, Vice-Presidente: acadêmica Neuli Maria de Fátima Paz Menezes, Secretário: acadêmico João Bosco da Costa Paz, Diretor-Tesoureiro: acadêmico Alexsandro Moliano Mendes, Diretor de Cultura e Chancelaria: acadêmico Paulo José de Oliveira. Conselho Fiscal:acadêmicos: Geraldo Hamilton de Menezes, Renato Marcelo Oliveira Jorge Filho Ewerton de Brito Fernandes Lopes, Evandro Gilberto Ávila de Souza e a acadêmica Sônia Aparecida dos Reis.
Um fato relevante; a data de fundação do sodalício – 08 de outubro, é a mesma daquela memorável reunião dos Inconfidentes Mineiros em 1788, na Vila de São José del-Rey (Tiradentes, MG), para batismo dos dois filhos dos Inconfidentes Ignácio de Alvarenga Peixoto e Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira, quando foram detalhados os preparativos para o Movimento Libertário de 1789, com um jantar oferecido na casa do inconfidente Carlos Corrêa de Toledo e Mello, Vigário Paroquial da dita Vila.
Por isso, expressamos a todos os nossos melhores agradecimentos, por terem confiado à minha pessoa, a responsabilidade de conduzir por três próximos anos o nosso Corpo Acadêmico, na qualidade de Presidente. Que Deus nos ilumine e nos mostre o caminho certo, para crescermos e buscarmos o progresso dos estudos no campo das Letras, História e Genealogia, visando, sobretudo, manter acessa a chama da Inconfidência Mineira nos rincões de Minas Gerais, cultuando a memória de cada Inconfidente, homens que nos alertaram para a Independência de nossa Pátria. Viva Minas Gerais! Viva a Inconfidência Mineira! Viva a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira na sua essência magistral diante da nossa verdadeira história. Muito obrigado aos nobres confrades e confreiras.
Belo Horizonte, MG, 08 de outubro de 2024.
Acadêmico Passos de Carvalho, presidente da ALHGIM.
EDITAL Nº003, DE 15 DE OUTUBRO DE 2024 PUBLICADO
Abertura de novas inscrições a 3ª turma acadêmica/2025 disponível: